Todas as imagens da apresentação do novo Ford Fiesta

A Ford acaba de lançar a nova geração do Fiesta num evento que teve lugar em Colónia, na Alemanha, precisamente no ano em que o "pequeno" utilitário da marca da oval azul completa 40 anos de idade.

O novo Ford Fiesta não só está maior, mais seguro e, segundo a marca da oval azul, mais eficiente, como está disponível em quatro versões diferentes: ST-Line, Titanium, Vignale (uma derivação mais luxuosa) e Active, sendo que este último é uma espécie de "Crossover", com uma maior altura ao solo e com protecções nas cavas das rodas que lhe permitem uma utilização fora de estrada.



No que ao design exterior diz respeito é seguro afirmar que a Ford não quis cortar com as linhas da geração anterior e se nos focarmos na dianteira facilmente reconhecemos este modelo como fazendo parte da "família" Fiesta.

Contudo, o mesmo não se pode dizer da traseira, que sofreu uma profunda alteração ao nível dos grupos ópticos. Os faróis passaram a ser horizontais, ao contrário do que aconteceu com as duas últimas gerações do Fiesta. Pode parecer um pequeno detalhe, mas a verdade é que transforma este Fiesta do ponto de vista visual.

Dentro do habitáculo, e como a Ford já tinha anunciado, é perceptível um "salto" em termos de qualidade. O centro de toda a "acção" será um ecrã táctil de oito polegadas (que deverá estar disponível como opção) equipado com o mais recente sistema de info-entretenimento da Ford, denominado SYNC 3. A Ford também anunciou que estará disponível um sistema de som da conceituada marca Bang & Olufsen", uma notícia que certamente irá agradar aos "adeptos" de música.

Denominado pela Ford como o "carro pequeno mais avançado do Mundo", este Fiesta está "recheado" de sistemas de segurança e de auxílio à condução, tais como detector de pedestres, assistente de estacionamento, Cruise control adaptativo, sistema de informação do ângulo morto e assistente electrónico que ajuda a manter o carro entre as linhas da faixa de rodagem.

No que às motorizações diz respeito, os clientes poderão optar por uma gama de vários blocos a gasolina de três cilindros naturalmente aspirados ou por motores turbo, bem como um novo motor diesel TDCi. Ainda assim, a grande novidade é o novo motor de 1,0 litros EcoBoost, que se torna no primeiro motor de três cilindros com sistema de desactivação de cilindros, de forma a melhorar não só os consumos como as emissões de CO2.

O novo Ford Fiesta só deverá estar disponível no mercado nacional no Verão de 2017, pelo que ainda é prematuro falar de preços.

Em destaque