A Ford acaba de lançar a nova geração do Fiesta num evento que teve lugar em Colónia, na Alemanha, precisamente no ano em que o "pequeno" utilitário da marca da oval azul completa 40 anos de idade.
O novo Ford Fiesta não só está maior, mais seguro e, segundo a marca da oval azul, mais eficiente, como está disponível em quatro versões diferentes: ST-Line, Titanium, Vignale (uma derivação mais luxuosa) e Active, sendo que este último é uma espécie de "Crossover", com uma maior altura ao solo e com protecções nas cavas das rodas que lhe permitem uma utilização fora de estrada.
No que ao design exterior diz respeito é seguro afirmar que a Ford não quis cortar com as linhas da geração anterior e se nos focarmos na dianteira facilmente reconhecemos este modelo como fazendo parte da "família" Fiesta.
No que às motorizações diz respeito, os clientes poderão optar por uma gama de vários blocos a gasolina de três cilindros naturalmente aspirados ou por motores turbo, bem como um novo motor diesel TDCi. Ainda assim, a grande novidade é o novo motor de 1,0 litros EcoBoost, que se torna no primeiro motor de três cilindros com sistema de desactivação de cilindros, de forma a melhorar não só os consumos como as emissões de CO2.
O novo Ford Fiesta só deverá estar disponível no mercado nacional no Verão de 2017, pelo que ainda é prematuro falar de preços.